Agenda | Porto Cool
Entrar | Registar

Agenda

25 ANOS DEPOIS … COLEÇÃO DE ARTE MUNICIPAL 1995/2020

Sábado, 10 AbrilDomingo, 6 Junho

A exposição “25 anos depois”, que inaugura no sábado, dia 10 de abril, em três espaços municipais de Matosinhos, é a primeira exposição de arte em Portugal que pode ser visitada com recurso à realidade aumentada.
O visitante vai poder instalar no seu telemóvel ou tablet uma aplicação multimédia, desenvolvida em exclusivo para a Câmara de Matosinhos que permitirá ao visitante um novo olhar sobre uma seleção de obras de arte. Tirando partido das novas tecnologias, entre as quais a realidade virtual e a realidade aumentada, a coleção artística ganha novas dimensões e poderá chegar a novos públicos. O visitante apenas terá que virar o ecrã para a obra e, instantaneamente, ela ganhará vida e sairá para fora dos limites da moldura, sempre acompanhada por informação áudio da obra e do artista.
“25 anos depois” propõe uma retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais a nível nacional.
Atual vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, tem estado ao leme neste último quartel de incorporações de obras de arte. No entanto e como refere “seria injusto dizer que esta coleção se afirmou apenas nestes 25 anos. Impulsionando toda esta dinâmica havia já um acervo considerável, fruto da visão estratégica e do trabalho de personalidades que, anteriormente, assumiram e nortearam a política cultural e artística da Autarquia. (…) É, por isso, longa a história desta coleção municipal. Mas estamos apenas no início…”.
A mostra, que inclui uma centena das cerca de 450 obras incorporadas desde 1995 (incluindo a escultura pública), desenvolve-se a partir do Museu da Quinta de Santiago, em que a original vocação habitacional do edifício permite uma abordagem temática, seccionada pelos espaços interiores, onde podemos encontrar uma relação íntima entre estes e as escolhas artísticas: a paisagem - de rio e de mar, os retratos, as mulheres-artistas que ocuparão uma vez mais lugar de destaque nas paredes do Museu e onde a escultura habita os espaços de representação. Nas antigas cavalariças da ‘Quinta de Villa Franca’, antigo atelier da escultora Irene Vilar, a exposição estende-se também ao legado que a escultora doou à autarquia. Nos jardins a instalação de uma escultura, complementará o espaço de deleite por entre passeios e bosque.
Do outro lado do rio Leça, a exposição estende-se à Galeria Municipal, onde a seleção recai nas obras de cariz mais contemporâneo e que surgem de doações dos artistas que apresentaram exposições na então ‘Galeria do Município’, doações individuais (como são o exemplo de Armanda Passos e Sobral Centeno) e ainda uma cuidada seleção de obras dos quatro Simpósios de Pintura aí realizados.
Paredes meias com este espaço expositivo, albergando o último núcleo artístico, a casa-mãe, o Edifício dos Paços do Concelho, o tema central em exibição são as memórias individuais e coletivas do concelho, as paisagens, costumes e as atividades económicas, através de obras dos artistas Augusto Gomes, António Carneiro, John Sargent, Júlio Resende, José Emídio, Rui Anahory, entre outros. A exposição estará patente até ao dia 6 de junho.

25 ANOS DEPOIS … COLEÇÃO DE ARTE MUNICIPAL 1995/2020
Patente de 10 de abril a 6 junho

-- Edifício dos Paços do Concelho: segunda a sexta 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados 10h-13h
-- Galeria Municipal: segunda a sexta 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados 10h-13h
-- Museu Quinta de Santiago: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados 10h-13h

Quando?

Domingo, 6 Junho de 2021
Das09:00 às 18:00

Onde?

R. Vila Franca 134, Leça da Palmeira
4450-802 eça da Palmeira

Mais Info

22 939 2410