Almoçar, Jantar e Beber um Copo na Rua da Picaria | Porto Cool
Entrar | Registar

Blog

PortoCool_Blog_Almoçar_,_Jantar_e_Beber_um_Copo_na_Rua_da_Picaria

Almoçar, Jantar e Beber um Copo na Rua da Picaria

Na Rua da Picaria há muito para descobrir. Para além das lojas de mobiliário que já fazem parte da história do Porto e dos factos que nos fazem viajar no tempo, esta é uma das ruas mais badaladas do Porto para quem gosta de comer bem. Na verdade, nos últimos anos, a rua onde nasceu Francisco Sá Carneiro passou a apresentar um conjunto de experiências gastronómicas de referência.

Difícil será escolher onde almoçar (ou jantar). Isto porque entre opções de carne, de peixe e até vegetarianas, são muitos os restaurantes que encontramos à medida que vamos subindo. Se procura um local para beber um copo, esta rua também pode ser a melhor escolha. A Picaria – como lhe chamam os portuenses – é palco de fusões e viagens à volta do mundo através do paladar. Deixamos algumas sugestões:

 

Mini Bar

Se procura uma experiência gastronómica surpreendente, única e exclusiva, não procure mais – vai certamente encontrar tudo isso no número 12 desta icónica rua, em plena Baixa do Porto. Foi aqui que José Avillez criou um espaço inspirado num teatro que envolve e surpreende em cada detalhe. Não é por acaso que a ementa brinca com os nossos sentidos e nos desafia a ser mais perspicazes: o Chef combina os ingredientes de uma forma absolutamente fascinante e as mini-doses permitem provar vários pratos. Lembre-se: nem tudo o que parece é!

*Fotografia: Porto Cool

 

Casa das Arepas

É mesmo possível viajar um pouco por todo o mundo sem sair desta rua! Na Casa das Arepas encontramos os pãezinhos típicos da Venezuela (as arepas), cuja receita à base de farinha de milho remonta ao século XVI. Uma excelente alternativa às comidas rápidas a que estamos habituados; este é o local ideal para quem gosta de sabores latinos – a carta inclui as receitas tradicionais, mas também novidades adaptadas à cozinha portuguesa. E, claro, as bebidas e as sobremesas também são uma aposta vencedora. Dê uma oportunidade à casa do número 25!

*Fotografia: Casa das Arepas.

 

Nabos da Púcara

“Tirar nabos da púcara” é uma expressão muito portuense (significa “tentar saber mais”), mas é também parte do nome do espaço que nos recebe no número 40 desta rua tão especial. São dois espaços num só: uma mercearia (onde podemos comprar produtos regionais) e um pequenino restaurante, que privilegia a ementa sazonal. Na Nabos da Púcara servem-se petiscos (e há até umas mesinhas para os partilhar) que dão um novo sabor aos ingredientes da época e que se transformam consoante a estação do ano.

*Fotografia: Livraria Lello.

 

Muti – Pizzeria Napoletana & Wine Bar

Caminhando mais um pouco, chegamos à Muti, uma pizzaria que trouxe um pedaço de Itália para o Porto. Numa rua repleta de diferentes cozinhas e nacionalidades, não podia faltar um forno a lenha e o delicioso cheirinho a pizza acabada de fazer, correto? Esta é a escolha dos turistas italianos que passam na Rua da Picaria, mas é também um ponto de paragem obrigatório para os residentes da cidade. Apresenta-se como um dos poucos locais no Porto onde é possível pedir um prato tipicamente italiano, e nós ficámos convencidos – aqui encontramos um verdadeiro pizzaiolo, nascido em Nápoles.

*Fotografia: Cátia da Costa.

 

Mundo

É na porta 58 que vai poder dar uma volta ao mundo sem sair do Porto. Num só prato, o Mundo apresenta sabores de diferentes países e inova através desse conceito que nos desafia a perceber o que pertence a cada um dos continentes. Entre moqueca de camarão, dumplings cozinhados ao vapor ou magret de pato… a escolha não é nada fácil! Surpreenda-se!

*Fotografia: Mundo.

 

Boa-Bao

Se está a subir, do lado esquerdo encontrará o Boa-Bao. É no número 61 que entrará numa viagem por onze países asiáticos: Tailândia, Vietname, Laos, Cambodja, Malásia, Indonésia, Filipinas, Coreia, Japão, China e Índia. Com uma carta de bebidas surpreendente e um passaporte com pratos tradicionais asiáticos, no Boa-Bao servem-se pratos para todos os gostos (existem opções vegan, vegetarianas e sem glúten). Todos os pratos são criados com ingredientes frescos (alguns deles cultivados no próprio restaurante!) e confecionados na hora. A decoração, inspirada numa cantina do Saigão nos anos 20, combina na perfeição com os pratos que tornam a mesa mais colorida e que chegam acompanhados de curiosidades que nos aproximam da cultura oriental.

*Fotografia: Porto Cool.

 

A Fábrica da Picaria – Cervejaria Artesanal

Num ambiente de fábrica, à medida que aprende todas as etapas dos diversos ciclos da produção de cerveja, poderá apreciar uma cerveja artesanal. É esta a aposta d’A Fábrica da Picaria, que permite ter a experiência única de se poder provar a cerveja diretamente da cuba de fermentação. Ocupa um edifício de 1820, reabilitado propositadamente para a cervejaria com produção artesanal. Mais do que um local para beber um copo, o número 72 é um espaço de aprendizagem, história e momentos singulares.

*Fotografia: A Fábrica da Picaria.

 

#PORTOCOOL

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool