Para ver no Teatro do Bolhão em Outubro | Porto Cool
Entrar | Registar

Blog

PortoCool_Blog_Para ver no Teatro do Bolhão em Outubro

Para ver no Teatro do Bolhão em Outubro

Terminadas as férias de verão, o Teatro do Bolhão regressa com uma programação cheia e em cheio: uma estreia, no Rivoli, três acolhimentos no Palácio do Bolhão e a reposição de um tremendo sucesso estreado em 2018.

Nos dias 4 e 5 de outubro, às 19h00, o novo espetáculo do Teatro do Bolhão, com encenação de Joana Providência e Maria do Céu Ribeiro, a partir de Peter Handke, "Auto-acusação", é uma das intituladas Peças Faladas, na qual não há personagens, narração ou cenário e a palavra ganha o protagonismo da cena. Há um jogo provocatório com o espectador neste texto do dramaturgo austríaco que se foca no ato de falar. A fala como uma ação.

De 11 a 13 do mesmo mês, o Salão Nobre do Palácio do Bolhão recebe "Boudoir", onde alguns autores ao longo dos séculos tentaram encontrar respostas sobre a sua própria existência e sobre a sociedade em que viveram através da exponenciação das suas próprias experiências e fantasias sexuais. Colocando em causa os bons costumes da aristocracia francesa e a moralidade católica no seio de uma velha monarquia, Sade propõe uma nova ordem mundial indo ao limite da libertinagem, tentando furar os tabus mais secretos. É este o ponto de partida para a dramatização de um espetáculo que pretende, acima de tudo, celebrar a liberdade do corpo e do pensamento na sociedade contemporânea.

Em "Testamento em Três Atos", os SillySeason apropriam-se dos seus pais, convidando-os a integrar o objeto artístico, e confrontam-nos com o texto Rei Lear de William Shakespeare. Tudo isto dentro de cena mas fora de moda. Tanto em Shakespeare como nos SillySeason, o momento de amar um pai confunde-se com a ação de amar um país. Aqui é feito o paralelismo entre a relação paternal de Rei Lear com as suas três filhas, e dos performers com os seus pais: os performers trabalham a sua relação com o poder paternal e delegam o espaço teatral aos seus pais, forjando uma ficção em vídeo sobre a sua própria identidade e ascendência. Para ver no Palácio do Bolhão de 16 a 19 de Outubro (às 21h30 de quarta-feira a sábado e às 16h00 no domingo).

Por fim, a partir de 24 de Outubro, "Vida do Grande D. Quixote de La Mancha do Gordo Sancho Pança", de António José Da Silva, é a proposta do Teatro do Bolhão. O espetáculo estará em cena no Auditório do Palácio do Bolhão, tendo como protagonistas Paulo Calatré e António Capelo, nos papéis de D. Quixote e Sancho Pança. Neste espetáculo dirigido por Kuniaki Ida, em que ilusão e realidade se confundem num universo delirante e cómico, o idealismo não é só uma forma de escapismo, mas também a capacidade de ver outra realidade, utópica, e deixar-nos perder, divertir e maravilhar com D. Quixote e Sancho Pança.

Há muito para descobrir durante o mês de Outubro. Aproveite!

#PORTOCOOL

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool