A primeira cientista-astronauta portuguesa! | Porto Cool
Entrar | Registar

Blog

PortoCool_Blog_ A_primeira_cientista-astronauta_portuguesa!

A primeira cientista-astronauta portuguesa!

A Ana, como muitas outras crianças, tinha o sonho de ser astronauta. À medida que foi crescendo, o interesse pelas rochas, pelos minerais e pelo mar, aos quais se juntaram a paixão pela robótica e pelos sistemas autónomos, levaram-na até à Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e, posteriormente, até ao mundo das Geociências.

O interesse científico pelo espaço, e pelo que este alberga, não tardou a aparecer. Rui Moura foi o primeiro cientista-astronauta português em 2016 e, dois anos depois, é a vez da Ana, que se candidatou ao curso do projeto POSSUM – Ciência Suborbital Polar na Alta Mesosfera, apoiado pela NASA. Para participar no desafio, contou com o apoio do Instituto Superior de Engenharia do Porto, do Instituto Superior de Engenharia e de Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Instituto Politécnico do Porto.

A Ana foi selecionada entre centenas de concorrentes e juntou-se a 11 pessoas de diferentes áreas e nacionalidades. A formação incluiu aulas teóricas remotas e aulas práticas na Embry-Riddle Aeronautic University, na Flórida, onde teve a oportunidade de “simular uma missão, com fato espacial”, experimentar a ausência de gravidade e entrar dentro de uma câmara hiperbárica para perceber os efeitos da hipoxia, a falta de oxigénio, nos astronautas.

Agora que tem o diploma na mão, Ana Pires reúne mensalmente com a equipa nos EUA para perceber como pode ajudar com os seus conhecimentos e diz querer continuar a sua formação. O próximo passo é participar num novo curso, também ligado ao uso de fatos espaciais e técnicas relacionadas com a geologia lunar e de Marte. Desta vez será no Arizona, onde os astronautas da NASA fazem os treinos, e nós não podíamos estar mais orgulhosos da nossa conterrânea.

À Ana, só podemos desejar-lhe a maior sorte do universo (que tanto a fascina).

*Fotografia: Pedro Granadeiro

#PORTOCOOL

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool

#portocool