Boa-Bao | Porto Cool
Entrar | Registar

Comer

Boa-Bao

Uma cantina do Saigão nos anos 20.

Em plena baixa do Porto, este restaurante singular leva-nos a fazer uma viagem pelos países asiáticos através de uma carta de bebidas surpreendente e de um passaporte com pratos tradicionais de 11 países: Tailândia, Vietname, Laos, Cambodja, Malásia, Indonésia, Filipinas, Coreia, Japão, China e Índia.

Entre entradas, pratos principais, sopas e sobremesas, difícil é mesmo escolher o que pedir – felizmente, há sempre alguém disponível para nos aconselhar e para se certificar que não pedimos nenhum prato incompatível com possíveis alergias alimentares. Com opções vegan, vegetarianas e sem glúten, há muitos sabores para desvendar.

Durante a nossa visita ao Boa-Bao, escolhemos pratos de diferentes países e foi muito engraçado verificar como todos têm sabores distintos que se equilibram tão bem numa refeição completa. Para quem prefere sabores mais familiares, há soluções igualmente deliciosas que não tornam a experiência menos fantástica.

As chamuças vegetarianas, as tiras fritas de carne seca, a sopa de robalo fresco, as lulas fritas, o clássico Bao de barriga de porco, o arroz frito, o pad thai, os lombos de robalo cozinhados a vapor, o crème brûlée de coco, o mochi japonês, o carpaccio de ananás… seja qual for a sua escolha, certamente será magnífica. Tudo o que provámos estava delicioso, criteriosamente preparado e empratado de uma forma elegante e tradicional.

Todos os pratos são criados com ingredientes frescos (alguns deles cultivados no próprio restaurante!) e confecionados na hora. A decoração, inspirada numa cantina do Saigão nos anos 20, combina na perfeição com os pratos que tornam a mesa mais colorida e que chegam acompanhados de curiosidades que nos aproximam da cultura oriental. E os cocktails e mocktails, por sua vez servidos em frascos com histórias diferentes e com palhinhas (feitas de palha) importadas de uma prisão feminina em Berlim (apoiando, assim, um projeto criado por reclusas), demonstram a importância que a sustentabilidade, a responsabilidade social e o meio-ambiente têm para toda a família Boa-Bao.

O Boa-Bao é um espaço que fica na memória e que proporciona uma experiência incrível seja num jantar a dois ou num almoço tardio entre amigos (para grupos de 10 a 40 pessoas, é possível fazer reservas). O importante é viajar à mesa, de mente aberta e com vontade de explorar diferentes sabores e texturas.

Dica Cool: Para além de toda a preocupação com a sustentabilidade e o meio-ambiente, este é um restaurante pet-friendly. Os companheiros de quatro patas são tão bem recebidos como os seus donos – os funcionários do espaço têm até o cuidado de colocar uma tacinha com água à sua beira, para que estejam confortáveis e tranquilos.

Horário

De domingo a quinta-feira: das 12h00 às 23h00.
Sexta-feira e sábado: das 12h00 às 00h30.