Casa Tait | Porto Cool
Entrar | Registar

Visitar

PortoCool_Visitar_Casa_Tait

Casa Tait

O legado de William Tait

Comprada em 1900 por William Tait, um comerciante de Vinho do Porto detentor de uma grande fortuna, a Casa Tait está protegida por muros altos, tem uma vista privilegiada panorâmica sobre o rio Douro e remete-nos para outros tempos através da sua aparência. Aqui habitaram famílias inglesas e há certas características que nunca se perderam.

William Tait dedicava-se ao estudo da fauna e da flora, e os jardins desta casa demonstram essa sua paixão. Entre muitas espécies de plantas, destaca-se um tulipeiro – o seu nome científico é liriodendrum tulipífera – que encanta os visitantes.

De acesso livre, os jardins são ótimos para um passeio e o edifício da casa recebe com frequência exposições temporárias de diferentes artistas, inseridas em diferentes estilos, conceitos e temáticas. A Casa Tait pertence agora à Câmara Municipal do Porto, que a promove e cuida de forma a preservar o desejo de Muriel Tait, sucessora de William Tait (o primeiro proprietário), que contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade e que apenas a vendeu com a condição de ser transformada em espaço verde público.

O seu desejo tem vindo a ser cumprido e a Casa Tait promove um passeio sossegado, em contacto com a Natureza.

Dica Cool: Foi graças ao vinho do Porto que William Tait deu início à sua vida em Portugal – que tal, depois da visita, aproveitar para conhecer esta bebida portuense? Está na cidade certa para o fazer!

Horário

De segunda-feira a sexta-feira: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.