Estação de São Bento | Porto Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Estação de São Bento

ONDE AS PAREDES NOS CONTAM A HISTÓRIA DE PORTUGAL

Quem chega à cidade de comboio não podia ser melhor recebido! Situada no centro histórico do Porto, a Estação de São Bento, que cumpriu o seu centenário em 2016, é apenas o início de uma longa viagem pela história da cidade.

Após a extinção das ordens religiosas em Portugal, o Convento de São Bento de Avé-Maria que se situava neste local foi demolido e, no início do século XX, deu-se início à construção deste imponente edifício.

Projetada pelo arquiteto Marques da Silva, enquanto ainda estudava em Paris, esta obra revolucionou a reconfiguração da cidade. A primeira pedra foi colocada em 1900, pelos reis D. Carlos e D. Amélia e a inauguração da estação deu-se em 1916. Porém, a linha do comboio foi inaugurada antes - em 1896 - com a chegada de um comboio ao local após a abertura dos vários túneis que ligam esta estação à mais antiga estação de Campanhã.

Contudo, a sua imponência e monumental fachada não são o que mais marca a memória de quem passa pela Estação de São Bento. Os mais de vinte mil azulejos pintados por Jorge Colaço revestem a antecâmara de história e tradição do povo português e fazem de São Bento uma das estações de comboios mais bonitas do mundo! Os vários painéis representam cenas históricas do país como o Recontro de Valdevez, a Conquista de Ceuta em 1415, o casamento de D. João I e D. Filipa de Lencastre, ou cenas rurais como feiras de gado e romarias. Há ainda um friso dedicado à evolução dos transportes em Portugal.

É impossível não sentir um imenso orgulho no nosso património quando, à chegada, nos deparamos com dezenas de turistas encantados com a beleza da estação, levando-a consigo através de fotografias e olhares atentos.

Dica Cool: Da Estação de São Bento pode partir para muitas outras cidades portuguesas que se encontram a pouco tempo de distância do Porto. Atreva-se a visitar Braga, apanhando um comboio direto que o levará à cidade em apenas uma hora.

Horário

Sempre aberto.