Fundação Serralves | Porto Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

×

Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.
PC_Visitar_Fundação Serralves

Fundação Serralves

Arte, Arquitetura e Sociedade

É na Foz do Porto, longe do agitado centro da cidade, que encontramos um dos maiores promotores culturais do Porto. A Fundação Serralves, fundada em 1989, é detentora de um dos mais valiosos patrimónios históricos e culturais, que somos convidados a conhecer através de vários espaços, como o Museu, a Casa e o Parque.

Classificado em 2012 como “Monumento Nacional”, o conjunto patrimonial da Fundação Serralves já é conhecido por todos os portugueses, e esta é uma visita que recomendamos vivamente a todos os apaixonados por arte contemporânea.

O Museu de Serralves foi projetado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, e inaugurou-se em 1991. Apesar de ser um projeto moderno, o edifício está harmoniosamente integrado no ambiente envolvente. É aqui que se promove a arte a criatividade de imensos artistas nacionais e internacionais, que, à semelhança do edifício, apresentam obras versáteis, indispensáveis, de intervenção e imprevisíveis. Com ou sem paixão pela arte, o Museu deve ser paragem obrigatória para beber da cultura que emana das suas paredes.

A Casa de Serralves, por outro lado, espelha memórias de antigamente e parece levar-nos numa viagem no tempo. Um excelente e fundamental exemplo de Art Déco, a casa remonta aos anos 30 do século XX. O seu ambiente único e extraordinário é resultado da intervenção de nomes significativos da época – como Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques Émile Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt - e é impossível ficar indiferente a cada pequeno detalhe que tão subtilmente nos capta a atenção. Depois de servir o seu propósito de habitação privada durante anos, a casa foi restaurada sob supervisão de Siza Vieira, que a transformou em palco de exposição e projetos de artistas integrados no programa do Museu – ou seja, é, por si só, um Museu!

Por último, o incrível parque de 18 hectares… Se por um lado podemos pensar nele como um “pulmão” da cidade, por outro, também nos rouba o ar à medida que percorremos os seus espaços tão diferentes e recheados. O Parque foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Gréber sensivelmente aquando da construção da Casa, e facilmente se tornou uma referência única no que diz respeito ao património paisagístico em Portugal. Atualmente, é possível participar numa atividade programada para o conhecer, mas recomendamos um passeio livre para explorar diferentes percursos em contacto com a Natureza. Os Jardins e o Parque são também cenário de museu já que lá se encontram obras da Coleção da Fundação de Serralves em exposição permanente.

Todos os espaços da Fundação têm o seu próprio valor, missão, história, caráter e personalidade. Vantagens refletidas nos inúmeros prémios que a Fundação já acumula. Vale a pena perder umas horas do dia para conhecer este espaço tão cool e fazer uma viagem inesquecível no espaço e no tempo.

Dica Cool: Além da agenda que alberga variados eventos, como o tão conhecido “Serralves em Festa”, a Fundação dispõe agora de outro aspeto que temos mesmo de referenciar: o “Treetop Walk”, um conjunto de passadiços nas árvores que oferecem uma vista ímpar do espaço e que são particularmente mágicos à noite!

Horário

Segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00
Sábado e domingo: das 10h00 às 20h00