Museu Nacional da Imprensa | Porto Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

×

Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.
PortoCool_Visitar_Museu Nacional da Imprensa

Museu Nacional da Imprensa

A história da imprensa em Portugal

O Museu Nacional da Imprensa dá vida à cultura portuguesa e relembra-nos alguns acontecimentos históricos relevantes do país. Procurando ser um museu diferente, que procura ser um “museu vivo” e sempre atualizado, o Museu Nacional da Imprensa conquista-nos não só pelo seu acervo, mas também pela preocupação em envolver toda a cidade nas suas ações.

Na sede do museu, junto à Ponte do Freixo, o Museu Nacional da Imprensa divide-se em quatro setores: Fundição, Composição – manual e mecânica -, Impressão e Encadernação. No entanto, há um quinto espaço inteiramente dedicado à Gravura. A visita é uma verdadeira lição de história.

A exposição permanente do Museu Nacional da Imprensa é apelidada de “Memórias Vivas da Imprensa” e, desde 1997, está na Sala Rodrigo Álvares, um espaço polivalente que chega a receber outras exposições temporárias e até eventos. Através de um percurso histórico pelos equipamentos e peças que por aqui encontramos, muitos deles ainda prontos a serem utilizados e manuseados, somos convidados a apreciar as relíquias da indústria gráfica e a perceber como as coisas eram feitas há muitas décadas – há até um prelo do século XVIII, montado a partir de peças encontradas pelo país! Este é um espaço que se procura interativo, é possível experimentar alguns equipamentos e fazer uma impressão à moda antiga: as crianças vão adorar a experiência! Na parte superior podemos ver ainda um conjunto de peças produzidas pelo antigo tipógrafo Américo da Silveira: um conjunto de 160 exemplares de miniaturas das máquinas utilizadas em fábricas de tipografia.

O Museu está aberto todo o ano e preserva um dos maiores espólios mundiais de artes gráficas, valorizando ainda a caricatura como género jornalístico. Para quem tem curiosidade acerca do património tipográfico e da imprensa do país, este é o local a visitar! O bilhete normal custa 2€ de segunda a sexta-feira e 1€ ao fim de semana. O Museu Nacional da Imprensa tem ainda vários núcleos espalhados pelo país para valorizar a imprensa local, procure o que está mais perto de si e descubra a sua história.

Dica Cool: Anualmente, o Museu Nacional da Imprensa dá vida ao PortoCartoon, apresentando as sátiras realizadas pelos artistas numa exposição muito interessante. No piso inferior é possível encontrar uma exposição com os cartoons vencedores desde a primeira edição, não perca!

Horário

De segunda-feira a sexta-feira: das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.
Sábados, domingos e feriados: das 14h30 às 18h30.
*Última entrada às 18h00.