Museu do Vinho do Porto | Porto Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

×

Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.
PortoCool_Visitar_Museu_do_Vinho_do_Porto

Museu do Vinho do Porto

Para descobrir um dos ex-libris do Porto

Num armazém restaurado da Rua da Reboleira, o Museu do Vinho do Porto ocupa quatro pisos e apresenta-nos uma exposição permanente relacionada com “O Governo da Cidade e o Vinho”.

O percurso proposto desenrola-se à volta de três categorias de Oficiais Municipais que ao longo dos séculos lidaram com o vinho: os vereadores, os almotacés e os aferidores. À medida que vamos percorrendo os vários pisos, vamos percebendo que o comércio do Vinho do Porto sempre esteve ligado ao desenvolvimento económico, social e cultural da cidade e da região, pelo que a apresentação dessa relação no museu dedicado ao vinho seria inevitável e necessária. Afinal, o tema do Museu é “O Governo da Cidade e o Vinho”.

Através de exposições interativas, o Museu do Vinho do Porto apresenta o impacto que o comércio e o consumo desta bebida tiveram no desenvolvimento da região. A par disso, somos convidados a explorar os mapas desenhados pelo Barão de Forrester, as medidas utilizadas no comércio do vinho, os documentos históricos, as técnicas e os equipamentos utilizados para fazer vinho ao longo dos anos. Reproduções artísticas de barcos rabelos, peças de porcelana, mobiliário e um quadro interativo com uma grande quantidade de informação também estão presentes, assim como pinturas, gravuras e metais.

É ao longo de quatro pisos que, no Centro Histórico do Porto – Património Mundial, o Museu do Vinho do Porto revela cada detalhe da história do produto. Se deseja saber mais sobre este vinho, justificadamente famoso em todo o mundo, este é o espaço que deve visitar.

Dica Cool: Na cave, com vista para o Rio Douro e uma pequena esplanada, vai poder visitar o wine-bar do Museu. Não há melhor forma de terminar a visita do que ao sabor de um bom copo de vinho do Porto enquanto vê o tempo passar sobre o rio.

Horário

De terça-feira a domingo: das 10h00 às 17h30.