Pony Club do Porto | Porto Cool
Entrar | Registar

Visitar

Pony Club do Porto

Mil sorrisos e uma boa dose de solidariedade

Espaços que proporcionam mil sorrisos por dia merecem ser partilhados, por isso não poderíamos deixar de mencionar o Pony Club do Porto, que nos recebeu com uma energia contagiante e a certeza de que sairíamos deste espaço mais felizes.

A sua história começou quando um grupo de empresas decidiu juntar-se para potencializar a inclusão social e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. Está comprovada a eficácia da equitação terapêutica e a visita ao Pony Club do Porto é uma oportunidade para ser solidário através de experiências memoráveis.

O Pony Club do Porto é um projeto muito especial que ocupa uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, com dois campos exteriores para aulas, trabalho de animais, provas e apresentações, dois picadeiros cobertos (um para a equitação desportiva e outro para as sessões de equitação terapêutica), duas dezenas de boxes para póneis e cavalos, um edifício de apoio, balneários, uma sala para eventos onde decorrem workshops e formações, um centro veterinário, um edifício que inclui gabinetes de terapia e ainda um espaço verde onde existe uma zona de convívio e uma horta pedagógica.

Durante a visita ficamos encantados com o cuidado e atenção que é dado aos animais, o Pony Club do Porto ainda mantêm os cavalos e póneis que já não estão aptos para trabalhar, deixando-os livremente a pastar, como se estivessem a gozar da sua reforma depois de anos de serviço. É impossível não realçar o carinho e intimidade que se sente entre toda a equipa, os animais, e as crianças.

Aqui há uma preocupação real com a natureza e isso não se vê apenas na forma como os animais são tratados. A equipa do Pony Club do Porto não poderia ser mais simpática, empenhada ou dedicada e isso faz toda a diferença na experiência que o clube proporciona. As terapias vão muito além do simples contacto com os animais – a equipa conta com psicólogos, terapeutas da fala e ocupacionais, psicomotricistas, e uma devoção, atenção e paixão que transformam toda a experiência e fazem verdadeiramente a diferença na vida de quem por aqui passa.

Quando vimos as fotografias ficamos curiosos, mas quando visitamos o espaço, percebemos porque razão tem sido tão elogiado – é uma causa muito nobre e o facto de proporcionar atividades para todas as idades faz com que o Pony Club do Porto seja uma boa recomendação tanto para os miúdos como para os mais crescidos.

Dica Cool: Para além das experiências de equitação, o Pony Club do Porto também organiza campos de férias de inclusão durante os meses de verão e festas de aniversário, para que todos tenham dias memoráveis, divertidos e educacionais.

Horário

De segunda-feira a sábado: das 09h00 às 20h00.